FRAO cenário político tende a sofrer algumas mudanças, mas não por via das eleições, mas pelas supostas negociações em curso entre o MPLA FNLA e PRS, como avançou nossa fonte junto do Parlamento angolano.

Subjugação ou corrupção?

O MPLA parece não estar disposto a governar sozinho em 2017, mas também sabe que a oposição não tem a máquina eleitoral que ela possui, por isso aventa-se a hipótese “óbvia” da vitória não fugir ao partido dos camaradas nos próximos pleitos eleitorais.

O PRS que vai perdendo terreno nas Lundas, seu bastião, frente ao MPLA, vê-se obrigada a aliar-se ao MPLA. Em troca poderá estar alguns cargos políticos ao nível das Lundas ou ao nível do poder central.

Excluem-se, em relação ao PRS os cargos de Governadores e Ministérios, eventualmente, Secretarias de Estados e Direcções Provinciais seriam os “produtos” negociáveis.

Afirma-se nos bastidores que ao próprio MPLA interessa essa aliança para passar ao mundo uma imagem de partilha de poder com a oposição. Outros afirmam que pela situação actual a FNLA e o PRS saem a ganhar.

UNITA e CASA-CE antagonismos e ódios   

O presidente Isaías Samakuva, chegou a afirmar que já tentara por várias vezes unir a oposição mas sem sucesso. Se o MPLA unir-se à FNLA e PRS, obviamente é pouco provável que Abel Chivukuvuku se ligue ao seu antigo partido, porque não vai querer que seja visto como u projecto “anexo” do galo negro.

O isolamento da UNITA

A UNITA perderia assim protagonismo e enquanto maior partido na oposição, não teria capacidade de liderar.

Os cargos políticos poderão então em 2017 ser uma espécie de moeda de troca na negociação política, uma prática ainda tímida no relacionamento entre os partidos políticos.

Uma fonte no interior da CASA-CE adiantou que a dinâmica parlamentar tem tendências para a subjugação dos pequenos partidos que não tenham uma “visão de futuro e estratégica”.

About Patriota

Patriota, que aborda a política angolana, com isenção, imparcialidade e rigor analítico.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s