Por: Panguila Nzogi

Rafael Marques

Rafael Marques

Muitos dirão que já não sirvo a causa dos revús, outros dirão que fui vendido ao regime, mas tenho certeza que uma boa parte irá entender nestas curtas frases o que tenho a dizer.

A decepção

Todos nós lutamos por uma causa nobre e quando muitos como eu, mais e melhor instruídos que os outros revús, que nem formar um pensamento lógico conseguiam, tentássemos mudar o curso das coisas, sendo mais racional e alcançar também seguidores ou jovens intelectuais, recebemos críticas da parte dos cotas, um deles foi Rafael Marques. Mas a minha maior tristeza foi ter percebido que Nito Alves, que nem sabia falar em condições, tornou-se do dia para a noite o pupilo preferido. Mas Nito Alves, não era esse jovem mal educado, que profere as palavras ofensivas ao Presidente da República como se estivesse a tratar de qualquer outra pessoa. Não faço activismo de matumbice, desculpem-me, antes de ser activista sou um homem honrado que respeita os outros e a revolução deveria ser uma luta de ideais e sonhos.

A estratégia “Nito Alves”

Não tenciono divagar muito sobre essa matéria, mas até dirigentes da UNITA sabiam que a estratégia dos cotas era utilizar crianças, que não pudessem responder pelos seus crimes e Nito Alves foi aproveitado nesse sentido. Alguns dizem que em poítica, não se pode jogar com princípios morais, pois tudo vale. Mas eu discordo com o uso de crianças, quem em esquemas políticos quer em cenários de guerra.

Minha retirada

O que fiz não foi mais do que seguir a linha dos manos Luaty Beirão, Carbono Casimiro, o mano Ngola Ntima, que muito admiro, pelo seu nível intelectual, hoje chamados “auto-excluídos”. Fazer revolução com algum sentido, e demonstrar algum nível de debate ou intelectualidade é um caminho importante para que sejamos valorizados. O que alguns manos fazem é pura ofensa e isso qualquer bandido pode fazer.

O julgamento

Devo dizer que Nito Alves, nunca soube o que dizer, sua suposta estratégia é alheia, definida e corrigida por Rafael Marques e muitos outros que não adianta citar os nomes, esse sim deveria ser julgado. Ver um amigo como o Nito a enfrentar o tribunal como se de um show se tratasse, fez-me concluir que ele não sabe o quão usado está, se ele for condenado, os partidos políticos e alguns cotas vão aparecer cada um fazendo seu aproveitamento e ele continuará pensando que é o herói, quando afinal é um simples instrumento de um interesse maior.

O artigo 40º número 3 da CRA é claro, e acho que os manos não gostam de ler, o que é gravíssimo, “A liberdade de expressão e a liberdade de informação têm como limites os direitos de todos ao bom nome, à honra e à reputação, à imagem e à reserva da intimidade da vida privada e familiar…”

Por outro lado, penso que o Nito deve pagar pelos seus erros. Se acharmos que ao presidente da república devemos chamar nomes como, “nojento” “carrasco” e muito mais, se isso fôr liberdade então, não critiquemos quem chamar de “puta” e “vagabunda”, nossas mães. É a liberdade, não é?

 

About Patriota

Patriota, que aborda a política angolana, com isenção, imparcialidade e rigor analítico.

One response »

  1. Joshua Quiteculo diz:

    O “Ditos do Baú” assume que é um instrumento nas mãos do regime angolano. Por isso temos orgulho nos fretes que fazemos ao Governo o que, aliás, corresponde ao que diz o escolhido de Deus, o nosso querido Presidente José Eduardo dos Santos, que Angola é o MPLA e o MPLA é Angola. E é por isso que, agora e sempre, nós aqui no “Ditos do Baú” ajudamos a varrer do nosso país todos os que não veneram o nosso querido líder. Para esse feito usamos tudo quanto for necessário, até mesmo fuzilar quem não estiver de acordo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s