Por: Assis Pedro

Jonas Savimbi, no momento da sua morte

Jonas Savimbi, no momento da sua morte.

Nos últimos tempos, a família de Jonas Savimbi, vem pressionando a direcção da UNITA no sentido do Executivo proceder e facilitar a exumação do corpo de Jonas Savimbi. Essa semana O semanário “A Capital” rebateu essa semana a mesma questão, deixando transparecer um mau estar entre a família de Savimbi, considerado terrorista internacional pela ONU, depois de ter incendiado um comboio cheio de passageiros.

A questão hoje é sabermos se o legado triste de morte e destruição deixado por Jonas Savimbi lhe dará direito a um funeral condigno. Alguém daria a justificação da lei, da cultura e não só, para justificar a normalidade do acto.

Porém, se olharmos para o facto de Jonas Savimbi ter aniquilado a democracia em 1992, levando o país a uma guerra civil incontrolável que ceifou vidas e retardou o país, talvez mereça apodrecer na sepultura que duramente o acolheu.

O que acho é que a UNITA perdeu o sentido da honra ao promover um terrorista. Ou a UNITA já se esqueceu que seu líder fundador foi condenado de forma unânime na Assembleia Geral da ONU e no Conselho de Segurança?

A história não se vai esquecer do homem mau que foi Jonas Savimbi.

About Patriota

Patriota, que aborda a política angolana, com isenção, imparcialidade e rigor analítico.

One response »

  1. Joshua Quiteculo diz:

    O “Ditos do Baú” assume que é um instrumento nas mãos do regime angolano. Por isso temos orgulho nos fretes que fazemos ao Governo o que, aliás, corresponde ao que diz o escolhido de Deus, o nosso querido Presidente José Eduardo dos Santos, que Angola é o MPLA e o MPLA é Angola. E é por isso que, agora e sempre, nós aqui no “Ditos do Baú” ajudamos a varrer do nosso país todos os que não veneram o nosso querido líder. Para esse feito usamos tudo quanto for necessário, até mesmo fuzilar quem não estiver de acordo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s