Por: Adalberto Patrício

Padre Apolónio Graciano

Padre Apolónio Graciano

As recentes críticas dirigidas pelo partido UNITA ao padre Apolónio Graciano, para além de serem infundadas, demonstram que a UNITA não é um partido civilizado e está além das suas responsabilidades patrióticas e democráticas,digo além, porque tal conduta extravasa o dinamismo que a nossa jovem democracia vem empreendendo.

A UNITA, através de alguns dirigentes, como Adalberto da Costa Júnior e Ernesto Mulato, terão pronunciado inquietações relacionadas à entrevista que o padre concedeu ao Jornal de Angola, mais concretamente, por ter considerado a possibilidade e apoiado a idéia do Presidente da República, Eng.º José Eduardo dos Santos, poder ser considerado “prémio Nobel da paz” pelos seus esforços irrefutáveis em prol da paz. Recordamos, que no princípio do mês o Almirante Miau, vice-presidente da CASA-CE, já tinha feito pronunciamentos públicos, dando conta que a foi pessoal e de forma individual que o PR/JES tomou a decisão de perdoar os irmãos da UNITA e salvá-los da iminente morte nas vastas matas do interior.

As afirmações, críticas e ofensas da UNITA dirigidas ao padre, estão a ser interpretadas, não apenas por mim, mas por todos os racionais, como sendo a prova de que esse partido em posição de governo, implantaria uma censura sem limites. Governos e políticos como esses ninguém quer. Se a UNITA enquanto oposição, já não aceita a posição contrária, ou seja, vê como inimiga toda a pessoa que dê uma opinião favorável ao Executivo, imaginem se fôr governo.

Penso sinceramente, que a UNITA deveria entrar num processo de civilização forte e pragmático, fazendo democracia e não balbuciando resquícios de falsas intenções democráticas.

O artigo 40º da CRA, seu número 1 é clara ao estipular que “Todos têm o direito de exprimir, divulgar e compartilhar livremente os seus pensamentos, as suas ideias e opiniões, pela palavra, imagem ou qualquer outro meio, bem como o direito e a liberdade de informar, de se informar e de ser informado, sem impedimentos nem discriminações.”

Por essas e outras, acho, que as garras postas em exibição pela UNITA, demonstra que no governo da UNITA – hipotéticamente falando – estaria a ser fuzilado nesse momento, tudo porque não pode emitir livremente sua opinião, talvez, quando o Executivo recebe bónus de reconhecimento interno e internacional, isso atrasa cada vez mais os planos da UNITA liderar Angola.

 

About Patriota

Patriota, que aborda a política angolana, com isenção, imparcialidade e rigor analítico.

2 responses »

  1. Sinceramente , isto é que um moralista sem moral….. Criticar uma crítica ou ponto de vista ?…. Será que o cidadao Apolonio teve somente a dignidade de emitir livremente o seu pessoal ponto de vista, pôs que não vincula de forma alguma a Igreja católica e agora não tem a mesma coragem e atrevimento de exercer o direito de resposta? Será que o tal pronunciamento havia sido encomendado?… Uma figura publica tem que ter cautela suficiente pelos seus pronunciamentos, e a sociedade angolana é livre de emitir as suas reacções , pôs que a figura de um prêmio da Paz , carece e exige consenso relativo, meditem antes de escrever babuzeiras ridículo estúpido e caricato

  2. Joshua Quiteculo diz:

    O “Ditos do Baú” assume que é um instrumento nas mãos do regime angolano. Por isso temos orgulho nos fretes que fazemos ao Governo o que, aliás, corresponde ao que diz o escolhido de Deus, o nosso querido Presidente José Eduardo dos Santos, que Angola é o MPLA e o MPLA é Angola. E é por isso que, agora e sempre, nós aqui no “Ditos do Baú” ajudamos a varrer do nosso país todos os que não veneram o nosso querido líder. Para esse feito usamos tudo quanto for necessário, até mesmo fuzilar quem não estiver de acordo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s