Fonte: O Público PT

cavaco_silvaO Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, disse esta terça-feira estar convencido que Portugal e Angola têm “uma vontade muito séria de manter e reforçar os laços de cooperação”, após um encontro em Joanesburgo com o vice-Presidente angolano, Manuel Vicente. Cavaco Silva esteve esta terça-feira durante cerca de sete horas em Joanesburgo, onde, com mais de 50 chefes de Estado e de Governo, assistiu ao memorial a Nelson Mandela, o histórico líder sul-africano falecido na quinta-feira da semana passada.

Durante a sua estada, o chefe de Estado português reuniu-se com diversos governantes, entre os quais o vice-presidente angolano.”As autoridades de Angola estão informadas e sabem que, nos termos da Constituição Portuguesa, os nossos tribunais gozam de independência, agora não podemos é permitir que as instituições portuguesas possam ser usadas como instrumentos de luta política em Angola”, disse Cavaco Silva.”A luta política em Angola é feita pelos angolanos e eu não tenho a menor dúvida que as instituições democráticas portuguesas estão determinadas e não vão deixar que alguém tente utilizá-las para a luta política que se trava num país como Angola ou Moçambique, onde irão ocorrer eleições no futuro”, sublinhou.

Com o encontro desta tarde entre Cavaco Silva e o vice-angolano Manuel Vicente, que foi alvo de diligências do Ministério Público de Portugal entretanto arquivadas, é atingido um patamar de relativa normalidade nas relações bilaterais entre os dois países.No entanto, o PÚBLICO sabe, que nas últimas semanas não houve desenvolvimentos sobre a cimeira luso-angolana, prevista para Fevereiro do próximo ano, em Luanda. Tudo indicia que tal encontro, a ser presidido pelos chefes de Governo, poderá ter sido adiado, que não cancelado. Aliás, se não decorreram reuiniões bilaterais sobre a cimeira, já tiveram lugar as normais reuniões sectoriais entre Portugal e Angola.

Os sucessivos arquivamentos de investigações do Ministério Público de Portugal a personalidades do regime angolano, são apontados como motivos para o que se pode definir como degelo. Isto depois de um longo de período de mal-estar marcado pela reação de Luanda às informações da edição do semanário Expresso de 10 de Novembro de 2012 sobre as investigações ao vice-presidente e antigo máximo responsável da Sonangol, ao general Hélder Vieira Dias, “Kopelipa”, chefe da Casa Militar do Presidente José Eduardo dos Santos, e a Leopoldino Nascimento, consultor da Presidência da República de Angola.

Entre essas reacções avulta a declaração do Presidente José Eduardo dos Santos no discurso sobre o estado da Nação, de 15 de Outubro, no qual afirmou não existirem condições para uma parceria estratégica com Portugal. Em 19 de Outubro, durante a cimeira iberoamericana do Panamá, o Presidente Cavaco Silva confirmou que os seus serviços tinham mantido contactos com a Presidência angolana. Aliás, dada a boa relação pessoal de Cavaco com José Eduardo dos Santos, a intervenção do Presidente da República era considerada essencial.

About Patriota

Patriota, que aborda a política angolana, com isenção, imparcialidade e rigor analítico.

One response »

  1. Joshua Quiteculo diz:

    O “Ditos do Baú” assume que é um instrumento nas mãos do regime angolano. Por isso temos orgulho nos fretes que fazemos ao Governo o que, aliás, corresponde ao que diz o escolhido de Deus, o nosso querido Presidente José Eduardo dos Santos, que Angola é o MPLA e o MPLA é Angola. E é por isso que, agora e sempre, nós aqui no “Ditos do Baú” ajudamos a varrer do nosso país todos os que não veneram o nosso querido líder. Para esse feito usamos tudo quanto for necessário, até mesmo fuzilar quem não estiver de acordo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s