Fonte: Portal Exame

LNGO projecto de gás natural liquefeito (em inglês referido pela sigla LNG) no Soyo, foi considerado um caso de estudo à escala global pelos peritos do Banco Mundial. Trata-se, segundo eles, de um dos maiores projectos de corte de emissões de carbono do mundo (cerca de 9 milhões de toneladas de CO2 por ano).

Para se ter uma ideia dos números, Angola deverá estar a queimar 4 mil milhões de metros cúbicos de gás. O projecto do Soyo poderá eliminar 75% dessas emissões, algo que equivale, por exemplo, a retirar 2 milhões de automóveis de circulação. Além dos benefícios económicos e ambientais (o gás natural é uma energia mais limpa e segura), o projecto marca a entrada de Angola no mercado global de LNG, que já não registava um novo competidor desde 2010.

O Banco Mundial elogia ainda o facto de se tratar de uma parceria entre operadores públicos e privados ? Sonangol (22.8%), Chevron (36.4%), Total (13.6%), BP (13.6%) e Eni (13.6%). Recorde-se que o Angola LNG representou um investimento de 10 mil milhões de dólares e, quando estiver em velocidade de cruzeiro, produzirá 5,2 milhões de toneladas de LNG. ?Trata-se de um projecto inspirador à escala mundial?, sintetiza, Bjorn Hamso, director da iniciativa ?Global Gas Flaring Reduction Partnership (GGFR)?, do Banco Mundial.

About Patriota

Patriota, que aborda a política angolana, com isenção, imparcialidade e rigor analítico.

One response »

  1. Joshua Quiteculo diz:

    O “Ditos do Baú” assume que é um instrumento nas mãos do regime angolano. Por isso temos orgulho nos fretes que fazemos ao Governo o que, aliás, corresponde ao que diz o escolhido de Deus, o nosso querido Presidente José Eduardo dos Santos, que Angola é o MPLA e o MPLA é Angola. E é por isso que, agora e sempre, nós aqui no “Ditos do Baú” ajudamos a varrer do nosso país todos os que não veneram o nosso querido líder. Para esse feito usamos tudo quanto for necessário, até mesmo fuzilar quem não estiver de acordo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s