Fonte: Oje

ImagemAngola é o único país de língua oficial portuguesa que melhora a pontuação no Índice de Corrupção Percepcionada (ICP), divulgado pela Transparência Internacional, apesar de continuar a ter um dos piores resultados entre os países lusófonos. O relatório deste ano, no que à lusofonia diz respeito, revela que apenas Angola conseguiu ter mais pontos que no ano passado, passando de 22 para 23, numa escala de 0 a 100, “em que significa que o país é percepcionado como altamente corrupto, e 100 que um país é muito limpo”, segundo as notas explicativas que acompanham a divulgação do documento.

Este ponto vale a Angola uma melhoria de quatro posições, para o 153º lugar, no ranking que ordena os 177 países em função da corrupção percepcionada pelos peritos que mais de perto trabalham com o sector público, explicam os autores do relatório da Transparência Internacional, que junta indicadores de 13 relatórios, elaborados por organizações tão distintas como o Banco Mundial, a Economist Intelligence Unit, o Banco Africano para o Desenvolvimento ou a Fundação Bertelsmann.

De acordo com o relatório deste ano, entre os lusófonos, só na Guiné Bissau existe mais corrupção percepcionada. O país tem apenas 19 em 100 pontos possíveis, ficando, também por isso, no 163º lugar da lista de 177 países, curiosamente exactamente com os mesmo resultados que a Guiné Equatorial, que já manifestou intenção formal de aderir à comunidade que junta os países de língua oficial portuguesa. A Guiné-Bissau piora o resultado face ao ano passado, passando de 24 para 19 pontos, e caindo de 154º para 163º.

About Patriota

Patriota, que aborda a política angolana, com isenção, imparcialidade e rigor analítico.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s