Por: Félix Miranda

ImagemNos últimos anos tenho estado de forma passiva e atenta a digerir a forma truculenta como vários sectores nacionais e estrangeiros têm tratado a empresária Isabel dos Santos, que por sorte ou azar, também é filha do Presidente da República.

Assim, hoje decidi pintar suavemente algumas folhas brancas com a tinta da minha caneta para fazer parte da longa lista de quem já falou e escreveu sobre a 1ª bilionária africana.

Antes de mais, fica uma pergunta: terá ela uma assessora de comunicação? Que estratégia tem sido adoptada para que se cuide da imagem da “nossa” bilionária?

Numa altura em que a imagem é também um factor de sucesso no mundo empresarial, não me parece que a estaticidade do silêncio seja a melhor via para a situação daquela jovem empreendedora. Verdade seja dita, ela há muito tempo deixou de ter uma vida privada e silenciosa, por isso, não nos parece que seja o silêncio uma boa forma de lidar com o mundo que quer saber mais sobre ela.

Por pouca informação sobre Isabel dos Santos, muitos ansiosos e precipitados aparecem por qualquer trocado tal qual Judas o fez para trair Jesus, só que no caso, parece bem pior por ter objectivos políticos.

Isabel dos Santos é casada com Sindica Dokolo, um jovem belga-congolês nascido de uma família milionária e com uma educação e formação tradicional e recta. Se as pessoas que escrevem sobre ela prestassem atenção a cronologia da vida dela dariam conta que existem diferenças substanciais entre a Isabel casada e filha do presidente. A verdade é que os números são completamente diferentes e os únicos denominadores comuns são filha do presidente e empresária.

A visão do esposo, nascido e criado rico e empresário e as oportunidades do mercado angolano associadas inclusive pelo seu nome ajudaram a criar o império financeiro que ela hoje ostenta. Não podemos ser hipócritas ao ponto de dizer que ela não pode usar esta ou aquela influência ou ainda que algumas pessoas não lhe abram as portas a contar que assim agradariam o pai que é presidente. Estas práticas inconscientes ou não, existem em muitas partes do mundo até mesmo nos EUA, país onde está a FORBES que se esqueceu de contar a história dos Rockefeller ou dos Bush para não falar dos “santinhos” Kennedy.

Esta jovem é uma das maiores empregadoras do continente e do país e penso que como angolano devo sentir um grande orgulho em saber que todos os funcionários da UNITEL, uma das empresas onde tem participação, têm todos seguro de saúde e uma vez por ano a própria participa de forma simples num encontro comemorativo com todos os funcionários.

Isabel dos Santos é e deveria ser um caso de estudo em qualquer universidade do mundo e uma lição de visão, liderança e humanismo para todo mundo e os jovens em particular. Como ser humano, tem um defeito, a sua comunicação institucional e as suas relações públicas são simplesmente fracas.

About Patriota

Patriota, que aborda a política angolana, com isenção, imparcialidade e rigor analítico.

5 responses »

  1. Joshua Quiteculo diz:

    Bem diz o escolhido de Deus, o nosso querido Presidente José Eduardo dos Santos, que Angola é o MPLA e o MPLA é Angola. E é por isso que, agora e sempre, nós aqui no “Ditos do Baú” ajudamos a varrer do nosso país todos os que não veneram o nosso querido líder.

  2. JORGE DANIEL diz:

    EXISTE EM QUALQUER PARTE DO MUNDO,QUEM TENHA NASCIDO EM BERÇO DE OURO.EU TAMBÉM QUERIA E GOSTARIA SER FILHO DE PRESIDENTE.SE ASSIM FOSSE DE CERTEZA NÃO SERIA POBRE E APROVEITARIA TODAS AS OPORTUNIDADES QUE O PODER DO MEU PAI ME CONFERISSE.NAS MONARQUIAS OCIDENTAIS,OS DESCENDENTES NUNCA FORAM MENDIGOS OU POBRES.O IMPORTANTE É QUE PARTE DO DINHEIRO DELA ESTÁ A SER INVESTIDO EM ANGOLA E DÁ EMPREGO A MUITOS ANGOLANOS.EU NÃO SOU ASSALARIADO DE ISABEL DOS SANTOS E NEM TÃO POUCO DE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS.TAMBÉM SOU POBRE E DESGRAÇADO,A PROCURA DE UMA OPORTUNIDADE E NEM POR ISSO SOU GACHINHA.SOU APENAS REALISTA.DEVIA EXISTIR MAIS MILIONÁRIAS EM ANGOLA E A AJUDAR A DESENVOLVER O PAÍS.

  3. manuel diz:

    Félix Miranda, antes de escreveres este texto deverias primeiro refletir no que escreves para não dizeres asneiras. Deixa de ser graxista meu irmão. Basta de graxas tá.

  4. lukoki diz:

    empressionamte, mama koiba a muito que tenta e nada, aqueles mulatinhos da Huila do gado nao passam e nem numca passaram de ricos numca de milhonarios a a nossa querida em tempo record apareceu bilhonaria.

  5. Uma meia verdade também é uma mentira pura e crua

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s