Por: Félix Miranda

ImagemNão tenciono questionar, a vida do amigo Rafael, nem sua forma de fazer activismo. Sabe-se lá, quantos interesses se escondem por detrás disso, ou qual a razão de toda essa odisseia. Entre homens era suposto julgarmos todos, todo o homem sem excepção precisa passar pelo crivo da crítica e da auto-crítica. Frantz Fannon, indagava-se inúmeras vezes “será que em todas as circunstâncias, reclamámos e exigimos do homem que há em nós?”, ou como aconselhava Saidy Mingas, “Não basta sermos patriotas, olhando pela fronte suada do próximo”.

Hoje, tal como a dinâmica societária exige, vamos perscrutar um pouco a vida de Rafael Marques, deixando que cada um tire suas próprias conclusões. Eu tenho a minha, e tomarei a liberdade de a dar no final desse curto artigo.

Precisamos dizer que Rafael Marques, não pensa o que faz, não produz o que escreve, é um produto alheio, modelado por mentes superiores. Essa é uma verdade incontornável. Mas já lá vamos.

As suas fontes de rendimentos, não são estáveis, recebe de forma periódica, dinheiro de várias ONG´s americanas, curiosamente, taxadas como servidoras dos Serviços de Inteligência daquele país, nomeadamente, a CIA. A USAID, é uma dessas. Lembramos que essa organização à coberto de operações humanitárias e de desenvolvimento, pratica actos de espionagem, sabotagem, e financia o derrube de governos através do apoio à grupos hostís às instituições legítimamente eleitas.

O Wikileaks, divulgou no princípio desse ano, que essa ONG, tinha como directores e representantes máximos agentes da CIA, e que esperava sempre uma quebra e fragilidade dos Estados para propiciar revoluções. De acordo com o documento, a Primavera Árabe, sempre foi do seu interesse. Alguns governos, chegaram a expulsar a agência dos seus territórios. Podemos afirmar que o valor aproximado a que Rafael tem direito, só pela USAID, ultrapassa os 100 mil dólares. Caso a “Primavera Árabe” eclodisse em Angola, RM, seria o rosto de capa da sociedade civil que legitimaria, todo o acto de subversão contra o Estado angolano. As agências, forneceriam segredos de Estado para serem divulgados, dando a ideia de que o jornalista e activista, investigara de forma independente.

Uma ligação perigosa, e de meandros extremamente secretos, é desenvolvida com George Soros, dono da Open Society, que gasta biliões de dólares para desestabilizar países e fomentar revoluções, na verdade, nada mais, nada menos, que o principal mentor de Rafael Marques. Por essa via RM, aufere um rendimento que ronda os 250. 000 dólares, mais umas infindáveis regalias, que vão desde viagens, seguros em toda a parte do mundo, bens imobiliários, etc.

George Soros e Bill Gates, têm interesses em comum na Multinacional Monsanto, acusada de vários crimes, dentre os quais, a invenção de produtos alimentares transgénicos altamente nocivos à saúde humana, invenção de um insecticida que destrói o sentido de orientação das abelhas e a morte de milhões delas. Uma empresa, a Beelogics, foi criada para investigar o caso, dias depois, George Soros e Bill Gates compraram-na, comprometendo o relatório final.

Ora, são esses, alguns dos patrões do nosso compatriota, Rafael Marques. Como bom activista, esperávamos puder ver acusações contra seus patrões, movidas por sí, porém, o seu alvo preferencial é sua pátria.

Se conferirmos, toda a “consultoria de conspiração” prestada às ONG´s americanas espalhadas por sectores de interesses, podemos concluir que o rendimento de Rafael Marques, não está abaixo dos dois milhões de dólares/ano. Essa aliança, foi demonstrada, na última petição que cerca de dez organizações fizeram à ONU, para pressionar o governo de Angola a não julgar RM.

Posso concluir que Rafael Marques, serve interesses promíscuos, perigosos, e que é bom que o Estado angolano dele se precaveja, importante é também referir que um bom activista não se vende, não conluia com interesses externos contra sua pátria.

About Patriota

Patriota, que aborda a política angolana, com isenção, imparcialidade e rigor analítico.

19 responses »

  1. Vanusa diz:

    Todos homens revolucionarios em Africa xtao sempre encostados a alguem de um pais forte (Reino Unido, China, Russia, EUA, or instituiçoes internacionais. Nao so RM, ate dirigentes africanos consequem o poder or mantem-se la graças essas alianças com pais potentes. JES é protegido pela China, Russia e Cuba. Se lhe largam é feito uma sardinha num instante. É assim no Egito, Tunisia, Libia do ex Kaddaf. Isso so mudara quando em Africa houver homens a caminhar com os seus dois pes e sem suporte.

    • Angolano diz:

      É tudo jogo de interesses, do mesmo modo que Rafael Marques é supostamente assegurado por esses homens, também é do mesmo modo MPLA/JES é assegurado pela Rússia e China por estas duas têm lugar no conselho de segurança permanente da ONU. Portanto tanto de um como de outro lado é mesma merda. O senhor q colocou esse artigo é pro eduardista.

  2. M.Silva diz:

    Tanta barbaridade. Ao menos deveria saber que RM foi abertamente durante anos representante da Open Society em Angola e já não o é lá vão largos anos. E, o facto da CIA ter usado a imagem da USAID para acções de espionagem não torna a USAID numa organização de espionagem, seria o mesmo que dizer que se o SINFO encobrir uma agente sua como representante da OMA transforma a OMA numa organização de espionagem.

    E não é crime nenhum nem desprestigiante viver do apoio de ONGs sejam ela de Angola ou estrangeiras, de outra forma como é que o homem viveria num país sem liberdade. Quem ousa em ser livre não consegue comer em Angola e o autor e eu sabemos que entre o MPLA e o RM o mentiroso quem é.

    • Meco diz:

      O senhor é da mesma “panela”. Ninguém é tão parvo para acreditar ou aceitar a sua defesa. Quem vive em Angola e não é do MPLA, sabe que o sr. mente, por motivos conhecidos. É contra o Governo legítimo de Angola. O resto, todo o mundo sabe.

  3. grecia123 diz:

    RAFAEL MARQUES É SIM SENHOR UM BANDIDO.TAMBEM 2 MILHOES DOLARES POR ANO, O MACACO SIMPLESMENTE NAO RESISTIU.

  4. Vando Bruxa diz:

    Porque que os lideres africanos que estão muito tempo no poder gostam de atribuir culpa à outros países?

    • Ernesto Albano diz:

      para melhor e continuar a si abanar, porque o governar não é com maldade com odio daqueles que pensam diferente e certo, sendo os governados africanos estão obrigados a partilhar com as ideias dos governantes.

  5. sara abraão diz:

    estou pasma. nem sei o que dizer ou pensar. outro dia deixo um comentário adequado a situação

  6. Luanda / Cazenga diz:

    Eu sabia que um dia o sistema aviria de usar agentes provocadores para procurar destruir a imagem e reputacao do compatriota Rafeal Marques. Muita coisa ainda vai se fabricar contra ele; Foi assim que fizeram com o Nito Alves, Savimbi e com a FNLA quando e se comia mesmo pessoas!!!!

    Angola esta fechado para todos aqueles que procuram opor-se a longevidade presidencial do Exc. Presidente da Republica, Eng. Jose Eduardo dos Santos. é muito normal opor-se a isso, é muito tempo!!

    Em todos sectores da vida nacional, as promocoes a escaloes superior ou intermedios, obedece os requesitos partidario/MPLA, e isso faz com que muitos, assim como o Rafael Marques, busque socorro no exterior e ate mesmo ao diabo se possivel.

    Voces acham que é normal que as ong’s AJPD, Maos livres, OMUNGA, SOS Habitat nao possuem qualquer ajuda do Estado Angolano? ou me vao dizer tambem que sao da CIA ou trabalham para CIA!!? E porque que ate a AJAPRAZ, fundo Lwine, organizacoes Kabuscorp e outras organizacoes panfletos do Partido tem apoio??

    Deixe de ver chifres na cabecas de cavalo, este foi e sempre sera artemanhas de governos, lideres, organizacoes e/ou clubes caducos e falhados.

    Força primo Rafeal Marques, o povo e os intelectuais livre do lambebotismo, caudalhismo, nepotismo, graxissismo, compadrismo e militancias, estao e sempre estao consigo.

    Denuncie ladroes desmetido que estao impunes da LEI DE PROBIDADE ADMINISTRATIVA e do projecto politico lançado pela sua excelencia o Presidente da Republica: TOLERANCIA ZERO.

  7. Pululu diz:

    COTA RAFAL É UM GATUNO, SAFADO E TRAIDOR DA PATRIA E HOMENS COMO ESSE MERECEM CADEIA. NÃO É ATOA QUE O DIA DELE DE ANIVERSARIO ESTEVE NA CADEIA.

    • etian diz:

      Como ele, penso que agostinho neto tanbém foi considerado gatuno e tenha passado aniversário na cadeia e tantos outros verdadeiros patriotas.

  8. M. Fernandes diz:

    Li as acusações apresentadas. Para estas acusações terem sustentabilidade e serem cresíveis são necessárias provas. Onde estão? Até prova em contrário são um chorrilho de invenções e mentiras. E a única coisa que provam é que Rafael Marques incomoda o poder em Angola mas isso não é novidade.

    • etian diz:

      Não faço acusações comento factos vividos e comentarei mais coisas, pois vivi todo um periódo desde a prisão de meu pai pela pide dgs em 1973,condenado e desterrado para a prisão de são nicolau. Muito tenho para contar tenho hoje 51 anos de idade.

      • etian diz:

        Equivoquei-me ao responder-lhe, senhor M. Fernandes, pois sem ler todo o contéudo de seu comemtário, pensei que comentava a minha resposta feita para Felix. Obrigado e minhas sinceras desculpas a si a todos.

  9. José Eduardo dos Santos diz:

    É lamentável que Rafael Marques e os seus defensores ainda não tenham compreendido, apesar do meu esforço enquanto Presidente da República e do MPLA, que por muito que lhes custe, Angola é o MPLA e o MPLA é Angola.

  10. capala jose diz:

    é pena que o MPLA continue a roubar cerebros e envenena-los com coisinhas mesquinhas. meu amigo deverias ter vergonha na cara em falares de rafael marques. e voce quanto que a Isabel te vai pagar ao falares mal de rafael marques. se calhar muito mas do que ele ganha o que voce diz. meu amigo em Angola todo mundo conhece rafael marques. ponha tambm a sua cara nos jornais para o mundo conhecer o teu lambebotismo, es uma vergonha para Angola senhor miranda. mas como Angola é um País aonde o indice de analfabetos e pessoas que se vendem por maratonas é elevado, muios vao acreditar-te. mas intelectuais nao te apoiarao pelo facto de se criar um site propositado para desacreditar u homem que luta pelo bem de sua Patria. é triste ver pessoas inteligentes serem vendidas como senhor, o senhor afirma que ja teve encontros como quadros do MPLA junto de rafael marques, entao mas uma razão que o senhor foi vendido e rafael resistiu.

  11. etian diz:

    Infelizmente o carreirismo em Angola, passa em fazer-se crer que se é do MPLA, mas os verdadeiros patriotas, honram o passado pelo qual lutaram para a libertação deste país, os heroís tombados por esta causa isto é a independência, cujo objectivo primordial foi e continua a ser o bem estar de todos os filhos desta pátria.

  12. Francamente ao ser verdade chega a ser enjoativo, decepcionante e “medonhamente” triste. Verdade se diga que, desde que soube que George Soros era o dono da Open Society que sempre achei essa ONG uma aberração. Sempre ouvi o que o RM disse mas sempre com um pé atrás. Afinal e cada vez mais, muito se critica José Eduardo dos Santos mas no fim a intenção não é substituir JES na liderança do país, mas sim em ocupar o lugar para dele se servirem também. Não me venham com conversas porque só não são iguais os que são piores… e esses há aos montes e muitos apresentados como candidatos à mudança.
    Até provada em contrário vou acreditar neste texto do FMiranda e agradecer porque vou poder mostrar a uns q se diziam e se achavam “Rafaelmarquistas”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s