“SE SAMAKUVA SE SUSTENTA NO ESTATUTO, ENTÃO O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DEVE APOIAR-SE NA COSNTITUIÇÃO”

ImagemNão adianta escrever muito, sei apenas que os políticos da oposição andam a brincar com nossa paciência e inteligência. A UNITA já foi a jóia da oposição, mas hoje é a desonra daqueles que lutam pela mudança. Calma aí, eu disse mudança? Ok, então falemos disso, em breves trechos, afinal, poucos gostam de mudar. Frantz Fannon, já havia indagado sobre isso, quando perguntava, “será que em cada todas as circunstâncias, reclamámos e exigimos do homem que há em nós?”. Reformulo, será que Samakuva reclama do homem que há em sí?

 Os últimos acontecimentos, na UNITA deixam-me triste, mas muito mais revoltado comigo mesmo, por ter acreditado que Samakuva, pudesse ser um bom político e liderar a oposição. Bem, mas deixemos de divagar e partamos para a análise simples e directa que quero fazer.

 A UNITA apoiou em várias ocasiões a saída de José Eduardo dos Santos, inclusive, ofereceu um espaço de rádio aos jovens revolucionários, dizendo que o homem (JES) tinha que bazar. E não é que a tempestade assolou sua casa!! Diante da mesma situação, o político respondeu: “Eu fui eleito e os Estatutos devem ser respeitados. Meu mandato deve terminar” Óh! Deve terminar? E porque razão o PR/JES não deve(ria) terminar seu mandato como manda  a regra democrática? Não devem os angolanos fazer cumprir a Constituição, fazendo terminar com ordem, legalidade a presidência de José Eduardo dos Santos?

E por isso, podemos concluir, que se Samakuva se sustenta no Estatuto, então o presidente da República deve apoiar-se na Constituição e terminar seu mandato. Ou não é essa a regra da democracia?

About Patriota

Patriota, que aborda a política angolana, com isenção, imparcialidade e rigor analítico.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s